terça-feira, 20 de dezembro de 2016

PRATA


Carmo, 21 de dezembro de 2016
Para Aninha, o amor de minha vida
A palavra é de prata o silêncio é de ouro, mas se quisermos dizer qual valor algo tem é preciso (necessário, exato) saber o que é raro e para que serve. O alumínio, assim que começou a ser feito era o mais caro de todos metais. Assim como no momento em que querem nos calar a palavra certa é mais valiosa que o silêncio amedrontado. E é sobre palavras e a prata quero falar um pouco.
Poderia começar com a história do time deveria se chamar de Rio da Prata, e saiu assim por um erro de tradução com o nome de River Plate, mesmo que prata em inglês seja silver. Este time não é de um país qualquer é da Argentina, e sua origem remete à prata em latim. O que nos primórdios da sua história trouxe muito interesse, até porque la plata fez com que espanhóis grávidos de ganância subissem o rio de águas prateadas.
Também podemos falar de espelhos, aí a palavra a ser dita é especular como uma projeção imprecisa da realidade. Mas esta interpretação em particular fica um tanto sem sentido, caso o espelho seja plano, e sua base seja de prata, que é o metal que melhor reflete, assim temos a realidade duplicada, feita de luz, espetacular.
A nossa visão da realidade e o que ela reflete, me levou a uma homeopata, ela me disse que sempre estou em busca de demonstrar o meu próprio valor, pensou em Aurum metallicum, mas mudou de ideia, me orgulho de fazer parte do grupo de pessoas cujo senso de valor não é tão óbvio.
Conheci outras pessoas de prata, não são milionárias desta coisa chamada dinheiro, muitas delas achei por aí nas duas profissões que tive em minha vida, são bombeiros e professores, lutam pela vida a fora, têm algo de sacerdotes, compartilham seu calor.
Sim prata é excelente transmissor de calor.

Tudo isto caiu como um raio de prata sobre minha cabeça que andava perdida por aí, quando lembrei que o meu remédio é Argentum, justo hoje se completam 25 anos que casei com uma menina maravilhosa.  Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar em minha vida tanto calor, é ela quem me cura, o espelho que reflete o melhor de mim, o rio que ao avançar para o interior engravidou minha vida, todo metal precioso, a sacerdotisa de minha espiritualidade, a nuvem argentina que precede o dia de sol, o time que incrivelmente deu liga, a palavra de amor que preenche o meu silêncio.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PARA OS MEUS FILHOS
Queria para vocês um tudo, contudo...
nem sempre posso ser preciso quando mais precisam.
Ou dizer como lhe dar com as pessoas que cansam enquanto vocês alcançam.
Quais ritos devem resolver os conflitos.
Qual farsa disfarça, mesmo quando se desfaça.
Como agir diante do sonho distante.
O fazer de um laço ou cortar de um aço.
Não importa o que penso ou dispenso;
mal posso alertar: olhe o que escolhe.
Hoje o caminho lhes pertence e seus passos lhes dirão de suas vidas o compasso.

E ao partir levem meu inteiro coração, e este ilumine a cada ação.