domingo, 10 de maio de 2020


Mães, irmães e outras mães

Começo esta história do mesmo modo que já comecei outra: minha família teve tramas tão entrelaçadas que eu deveria convidar a Isabel Allende para contar os ocorridos. O ponto de partida do que digo se desenvolve quando decido falar de uma vez “o que vivi e tudo o que aconteceu comigo” para minha namorada.
Não queria que as dores e estranhezas pudessem ser, depois, motivo para o que quer que fosse. E foi assim, um verdadeiro choque anafilático. Eu sabia, entretanto, que minhas palavras nos libertariam. Pois é para isto que serve a verdade.
Um detalhe doce, todavia, posso dizer aqui: “querida, você vai ter três sogras!”. O que seria o suficiente para afastar qualquer garota com o mínimo de bom senso. Poderia até pedir emprestado da mitologia grega o relacionamento entre Afrodite e Psiquê, caso este texto tivesse qualquer pretensão mais séria.
O fato é que fui colecionando mães ao longo de minha vida. Hoje entendo que ser o mais novo de uma família tão numerosa elevou pelo menos duas de minhas irmãs sobreviventes à condição de “irmães”.
O rompimento entre filhos e mães sempre tem algo de belo e algo de drama, mas não passarei de uma anedota remetida a outro momento: aquele em que minha sobrinha pergunta a uma irmãe se eu seria o seu filho legítimo. O que não seria possível diante da pequena diferença de idades e só seria explicado devidamente em uma novela mexicana.
A outra irmãe foi morar nos States, em sua luta incansável pela dignidade.
Minha condição de vira-latas se reforça hoje por eu ter uma mãe no céu (ou duas se quiser contar Santa Maria), uma americana e outra mexicana. Também fui adotado pela Glória em sua poderosa ascendência indígena e pela dona Eny, minha mãe pretinha (como ela mesma se intitulava).
Mães são uma força da natureza. Voltando ao Olimpo, pergunte a dois deuses superpoderosos o que é se curvar ante a vontade de Demeter a procurar sua querida semente de trigo.
Uma vida é pouco para honrar estas mulheres fantásticas que povoam este texto e minha vida. Mesmo assim, farei o que estiver ao meu alcance para agradecer por todo amor que elas emanam.

2 comentários: