sábado, 1 de janeiro de 2022

NÃO OLHE PARA CIMA, CASSANDRA!

Começo citando Lucia Helena Galvão, e se você ainda não sabe quem é ela não deixe de pesquisar, ao dizer algo como: “o que é clássico ainda é moderno, pois o ser humano pouco mudou”.

Então se você conhece bem o filme (não tem spoiler alert – porém, não leia antes de não olhar para cima, sob o custo de não entender nada), porém não tem a mínima ideia de quem é Cassandra, acompanha o velho aqui.

Cassandra era uma pitonisa, ou seja: uma sacerdotisa de Apolo que vivia em Troia, e sua relevância, a priori, era a extrema beleza. Como tal atributo não poderia deixar de ser um problema ela chamou a atenção de ninguém menos que o próprio Apolo (outra indicação: leia o que Marion Zimmer Bradley escreveu sobre Troia!).

Se você não sabe que alguém da ralé chamar atenção dos poderosos só pode dar zebra; lembremos de um ditado que, salvo melhor juízo, aprendi ao ver O feitiço de Áquila: “fique sempre na frente das mulas, atrás dos canhões e longe dos cardeais”.

Pois é, Cassandra recebe uma dádiva do Deus Sol: a capacidade de ver o futuro. O problema é que ele queria algo em troca e ela não deu... Então incapaz de retirar a dádiva o mais belo dos deuses faz com que as verdades da sacerdotisa jamais sejam levadas a sério. Porém se você prefere ver filmes a estudar mitologia grega não perca as cenas iniciais de Os doze macacos, onde isso é explicado muito melhor do que eu poderia fazer.

Cassandra vai gritar para quem quiser ouvir: “as muralhas vão cair”, só que ela não vai ser levada a sério. Qualquer semelhança com a cientista de Não olhe para cima não é mera coincidência.

Aqui o texto me deixa na cara do gol, e é lógico que vou chutar para fora. Pois acredito que uma metáfora - tal qual uma piada - é totalmente estragada se explicarmos muito. E graças a Deus não sou crítico, ou juiz (togado, de futebol, nem mesmo de paz).

Então não vou desfilar aqui as ligações políticas, artísticas, cientificas, midiáticas, imagéticas e humorísticas que o filme traz.

Convido apenas a todos a olhar no sentido do centro da Terra para o espaço sideral, pois do jeito que as coisas andam se eu disser para olhar para cima, vai ter algum idiota usando minha fala para provar que a Terra é plana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário