sexta-feira, 22 de março de 2024

O Dono do dom

Tenho feito entrevistas de vagas a ser meu amigo, compreenda: a melhor faceta de estar pijama não é o não trabalhar. Trabalhar é bom, apesar de folgar ser melhor. Entretanto, quando se trabalha temos que lidar com pessoas que são verdadeiros “pontas de aterro”. Hoje faço questão de só me cercar de gente fina elegante e sincera. Há vampiros demais no mundo, os meus mandei todos para... Transilvânia.

Tal qual os RHs que circulam por aí também faço uma importante pergunta. Elaborei um bocado para chegar a ela. Pasmem: não é “qual o seu defeito”, pois temo ouvir a palavra perfeccionista, até porque o cargo já foi ocupado pela minha esposa e por um grande amigo. Então não sei se sobreviveria a terceira pessoa do plural.

Pergunto o oposto, para descobrir o que a pessoa tem de melhor, mesmo que isso não se reflita em sua resposta a uma questão que aparece assim quase no susto, até porque boas pessoas são necessariamente responsáveis e consequentemente autocríticas. Observe ainda que a posição de alguém “que se acha” em minha vida também já está ocupada, nesse caso por mim mesmo.

"Sou forte", me diz o atendente de supermercado, obviamente fisioculturista e lutador (nas artes marciais e na vida), acrescentando que usa a força para proteger a quem ama. Bingo! Preciso de alguém assim em minha vida.

O amigo perfeccionista diz que sua virtude é a paciência, e minha menina diz que é sua capacidade de ouvir as pessoas, minha irmã diz que a espiritualidade é seu guia, um amigo genial fala da saudade que quem ama e da grandiosidade do universo, meu melhor amigo se autodefine como um discreto líder, penso que ele não tem espelho para saber que seu sorriso é encantador; sua mãe gagueja e não vê em si mesma a guerreira pioneira que se formou em engenharia na década de 70. Uma amiga do Pilates simplesmente diz que “é do bem”.

Ainda não perguntei para os meus filhos, mas sei que ele tem um enorme senso de justiça e ela uma enorme capacidade de buscar caminhos diante de um mundo que não foi feito para uma menina de1,6m. Minha nora é brilhante os pais e tios dela têm um humor incrível. Meu genro é solidário. Meus irmãos são perspicazes, minhas irmãs guerreiras, meu professor de violão é gentil, a professora de Pilates tem incrível tirocínio, minha nutricionista nos adotou quando mais precisávamos, meus melhores professores generosos, os melhores bombeiros seguem o segundo mandamento.

E você?

Não pense muito, responda com o coração e não com o cérebro. Pode até ser que você descubra ou lembre que Deus lhe emprestou um dom.

Isso é para essa vida, que lhe sirva de guia para atravessar os desafios deste mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário