sábado, 20 de outubro de 2012


ORA DIREIS...CERTO PERDESTE O SENSO

Diversos aprendizados nos tornam quem somos no final do dia. Muitas vezes procuramos uma pessoa talhada para um serviço confiando apenas em sua formação. Ledo engano, é fundamental saber por que tipos de experiências de vida que esta pessoa teve, e quais caminhos a pessoa percorreu.
Um exemplo básico é a profissão de bombeiro: é preciso saber correr, subir em muros e árvores, pensar rápido e agir com calma, ou seja os melhores bombeiros que conheci foram moleques um dia.
As vezes julgamos as pessoas sem conhecer sua história, sem perceber o quanto é difícil tomar decisões de cunho ético quando ao seu redor outras pessoas não tem esta preocupação.
Neste mundo, há de tudo: pessoas que perderam tudo, que têm tudo, que tudo querem e, até as que nada desejam para si. Não podemos esperar que elas venham a reagir de um modo igual com estruturas tão desiguais. E as formas nas quais as queremos colocá-las muitas vezes praticamente as mutilam.
Se pudesse escolher uma experiência para ajudar as pessoas a serem melhores pediria a cada um que permitisse ser amado. Em geral o amor está bem ali, ao alcance das mãos, justo pertinho das pessoas que não sabem amar. E isto ocorre por que o amor também é uma trajetória que começa com paciência, evolui na crença de que a pessoa que está ali do lado pode lhe acrescentar algo e, deságua em um abraço.
Tenho feito um exercício muito interessante: simplesmente falo com as pessoas sobre a consideração que tenho por elas assim que tenho a oportunidade. Sendo que muitas vezes esta oportunidade também deve ser construída, como se fosse uma ponte entre  os nossos corações.
Quando você diz o quanto considera uma pessoa, você usa uma palavra que significa observar o espaço sideral, então ela se transforma em uma estrela para você. Quem sabe ao seu redor já haja uma verdadeira constelação sem que você perceba isto.
“Dizem que sou louco por pensar assim” ouço a voz aguda de Nei Mato Grosso, contrapondo a minha idéia de que as pessoas que amamos brilham ao nosso redor, mesmo assim estou certo de que nossas vidas podem ser iluminadas por esta pratica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário