terça-feira, 30 de maio de 2023

Minha menina

Essa menina que está aí comigo nessa foto, nessa vida e em meu coração está em um momento de luta. 
Sei que muitas pessoas adorariam viver um amor de cinema, com todos os temperos que isso traz. Eu, que o vivo posso dizer que não é nada fácil, e entre dores e alegrias quase entendo os homens frágeis que têm medo de se entregar de corpo, alma e espírito a uma mulher de verdade.  Deixe que eles prefiram a pílula vermelha e tentem ser felizes com o que procuram.
Mesmo sendo agnóstico agradeço profundamente todas as orações, axés, namastês e good vibes que mandarem.
Neste momento o amor de minha vida se encontra no CTI do Hospital Unimed de Nova Friburgo, a cujas equipes não tenho palavras suficientes para agradecer, sendo muito bem tratada e com chances reais de sair dessa numa boa, entretanto esse não é o único fim possível dessa história. Um dia chegamos, outro partimos e isso não tem jeito. O que podemos é dar o melhor de nós entre esses dois dias.
Essa linda menina não fez apenas isso ela é dona de uma vida extraordinária e decidiu compartilhar isso comigo já há 37 anos.
Como se trata de um roteiro de cinema talvez você queira saber qual é a música tema, mas são tantas que o nosso amor não poderia caber em uma caixinha tão pequena.
Encerro dizendo simplesmente que sou grato por tanto que a vida me trouxe até hoje. O amanhã pertence ao universo conforme aquilo que sua fé queira nomear.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Incidir novamente

Devo estar realmente um caco, a ponto disso ser percebido por alguém que me vê pela primeira vez nessa encarnação. O primeiro contato se dá pela existência de uma linda vira-latas caramelo, faço o melhor para sorrir amarelo pergunto o nome dela, e Lindinha faz o melhor que pode para abanar o rabo. Seu dono simplesmente olha para mim e pergunta se estou bem. Não se trata de uma pergunta automática, dessas que desaguam nas condições do tempo. Percebo o mesmo jeito do Chicão quando desejava tudo de bom para alguém. Ou seja, uma real pergunta de quem se importa com outro ser humano, algo comparável ao que Antônio Marcos faz naquela canção: “Como vai você?”.

Quem me conhece sabe (peraí! não vou usar essa famosa frase para me posicionar diante de algo inaceitável que eu tenha feito nas redes sociais, naquele tipo de vídeo que finge ser uma desculpa por ser, por exemplo, racista) que sou transparente, e por isso mesmo um péssimo ator. Então repito minha atitude de simples sinceridade e respondo: “estou tão triste que tenho abraçado estranhos na rua e chorado copiosamente. Cesar, esse é nome dele, se levanta e diz: “Você quer me abraçar?”. É logico que o abraço e choro.

Depois desse instante que tinha tudo para ser constrangedor chega sua linda esposa, a Consuelo, então a conversa fica tão animada que quase esqueço o drama. Em algum momento ela diz que havia trabalhado na FIOCRUZ. Quase dou um salto duplo carpado e questiono se ela conhecia a Ilma. Ela responde que mais que isso, pois havia um vínculo entre elas, que lamentava ter se perdido com a aposentadoria. Então ela se espanta em saber que sou cunhado dessa figura portentosa.

Resultado: trocamos contatos entre nós e o Rômulo (supreendentemente tenho um irmão com esse nome) que já os convidou para um café com prosa.

Na despedida me sinto estranhamente aliviado, pois em se tratando de lógica isso não tem qualquer relação com a recuperação de meu amor. Só que lá dentro do coração levo um pouquinho mais de good vibes e orações para compensar o lamento de tantos ais.

Esse encontro é mais uma obra de arte do universo, portanto nem mesmo as lágrimas são capazes de empanar tamanha beleza.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Os segredos que guardei pro meu amor

Então você me diz assim na lata que vai para aquele quarto onde não posso ser seu par, e tem a ousadia de  perguntar como você vai ficar sem mim.
As estrelas podem explodir ou se apagar, mas você sem mim é uma divisão por zero. Em simples contas é impossível, e por limite leva ao infinito.
Junto as tralhas para procurar por quem pode cuidar de você. 
Logo depois quero saber a que horas e como posso entrar.
15h, sem adorno a gentil funcionária responde.
Outra impossibilidade, o arco das alinaças penetrou em meu ninho.
Minha mão esquerda sem adorno, mostra a tatuagem da falta de Sol em meu dedo anelar.
E para você que lê eu desejo um dia comum e desinteressante pois meu coração está prestes a explodir de tanta dor e beleza na história de um amor maior que minha vida.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Eris

A primeira piada que meu filho curtiu conta que o sapo diz que quem tem boca grande é o jacaré, então ele poderia ser convidado para uma festa no céu. É inescapável a comparação com o banimento de Eris, a Deusa da discórdia, em uma festa no Olimpo. A vingança que ela urdiu ao mandar um presente gerou não menos que a Ilíada. Pois chegou às mãos tronitoantes de Zeus uma maçã de ouro com a inscrição À MAIS BELA DAS DEUSAS.
Para tornar curta essa confusão só digo que isso vai desembocar na guerra de Troia.
Lembro disso enquanto vou acumulando haters redipilhados justamente por homenagear as mulheres em seu dia internacional, o que foi didático para que eu no mínimo tivesse que pesquisar palavras e expressões como blue pill, mangina, boomer que podem ser resumidas como capacho de mulher. Além disso outro fosso se agiganta entre mim e meus contendores: o fato de que nasci velho e não estou ficando mais novo.
Pode até ser que eu esteja cilindricamente errado, mas minha interpretação do tal pomo de ouro ocorre em um reflexo do Olimpo nos castelos do mundo, pois é muito difícil que reis não queiram se comportar como deuses. E aqui cabe pontuar que buscar o sagrado não deve me afastar do mundo, afinal penso que matéria e espírito são duas manifestações de uma só natureza, conceito metafísico que adaptei da física.
Então quando vejo o sagrado no feminino observo a beleza de Afrodite e a inteligência de Athená e ainda os ciúmes de Hera e a imprudência de Persephone. E porque não? A capacidade enxadrista de Eris.
Cada uma tem seu caminho incluindo as Nhas que fazem questão de reafirmar o patriarcado lambendo botas de poderosos e maltratando os escravos.
É esta a compreensão que me possibilita enxergar a beleza das sete grandes deusas nas mulheres que admiro.
Quanto minha idade só posso lhes dizer que tomem cuidado: o diabo não é perigoso por ser mau, mas por ser velho 

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Prime Directive

Psiquê vai e volta do Hades, que não é o inferno de Dante, mas é ruim o suficiente. Que eu lembre só outro mortal conseguiu fazer isso, um tal de Hércules . Para simplificar uma história longa o herói bate em todos pelo caminho, a menina tem que usar a sutileza.
Dentre os desafios dela tem um que ainda não entendi muito bem. Ela dá de cara com um velho e um burrico (se tivesse um menino junto virava um conto de Monteiro Lobato) sobre a besta um saco de areia furado que vai espalhando tudo. Então, qual seria a missão daquela que representa a alma? Pasme: NÃO INTERFERIR!
Aqui cabe um dos conselhos primordiais a qualquer gestor: na dúvida fique calado para parecer inteligente. Ou no meu caso específico não confirmar ser um nerd maluco. Pois tudo isso me lembra a primeira diretiva de Star Trek, que em um resumo se trata de uma norma de não interferência com as civilizações que ainda não dominam as viagens interestelares.
O fato é que o Picard, o Capitão da Nova Geração, sempre fez o possível para ser ético, não somente neste caso, mas em todas a situações que encontrava. Já o Kirk parecia um cowboy jogando poker.
Só espero que você não queira que eu termine esse texto com algum conselho edificante. Penso apenas que as regras foram feitas para serem seguidas. A não ser que você seja o Neo. Neste caso saiba como as distorcer do modo certo 

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Sobre aprender a amar

O próximo domingo é dia das mães e foi em um dia como esse que pela primeira vez percebi que amores também são fenômenos sociais. É também possível ver esta relação como uma sofisticada rede biológica em busca de preservação das espécies. Ou ainda como uma série de reações químicas em nossos neurônios em busca de prazer.
O que penso? Que é isso tudo e muito mais.
Meu amor se reflete nas canções que aprendi e nos filmes que vi.
É como se tocasse "as time goes by" quando dou um abraço em minha menina.
Menina, aliás, do anel de lua e estrelas. As mesmas que brilham sobre o céu de Marrocos na cena final de Casablanca.
É todo azul do mar emoldurado no céu de santo Amaro, enquanto meu coração pulou e me deixou assim com os pés fora do chão.
É um chão de estrelas refletido na poça d'água do céu de minha alma.
É Harry e Saly nascidos um para o outro dançando com um torturante bandaid no calcanhar.
É o olhar de Nala para o Simba cantado pelo Elton John. São os fogos de artifício espocando em uma viagem de tapete mágico. É o Vagabundo dando a última almôndega para a Dama 
Entretanto, também é o Jack congelado nas águas do Atlántico Norte. É o fim de love story. É Sunshine on my shoulders e de tudo isso a culpa é das estrelas.
Então se você quer me chamar de antiquado fique à vontade, sou mesmo um amante a moda antiga, do tipo que ainda manda flores.
E também entendo, caso você decida não se arriscar nessa montanha russa.
Também sei que em nossa vida há amizades, lugares e outras pessoas de quem gostamos muito mesmo e de verdade, porém saiba que disso tudo quem me define é o Lennon quando canta "in my life I love you more". 

domingo, 7 de maio de 2023

Ave migratória

São auroras no céu outonal. O brilho se espalha para além do horizonte. Distante ainda vejo as penas e dores vestidas de rubro.
É fácil admirar o pássaro que renasce das cinzas. Mas não esqueça que viver nem sempre é melhor que sonhar.
Em seu ventre a cruz céltica rebrilha fulgurante.
Penso nos incêndios que vi e o temor das chamas se transformando em fascínio.
Quantas vezes há de renascer minha fênix?
Mesmo assim só vejo a beleza resplandecer no lamento de tantos ais.