domingo, 15 de julho de 2012


POR QUE ODIAR FÍSICA?

Não fiz a declaração de rendimentos do ano de 1983, mesmo assim acredito que a receita federal não fosse se incomodar muito com isto, pois tudo que eu tinha cabia em uma mochila e uma bolsa de plástico do Peg Pag.
Apesar de não ter um documento formal da época sei muito bem o que estava na mochila, afinal ela foi minha única companheira quando sai brigado da casa  da minha irmã, por que naquele dia tivemos um desentendimento profundo: ela achava que eu deveria ajudá-la na arrumação da casa e eu não podia deixar de jogar bola pelo Palmeirinhas. Resultado: fui morar na casa de um colega por quatro meses.
No dia seguinte à briga contabilizei o que tinha para ver se dava pra vender algo para ajudar a mãe de meu amigo, mas não pude vender o bem mais precioso: a coleção completa do curso de física do Ramalho.
Os três livros rodaram comigo para diversos lugares e me abriram a mente de um tal modo que se tornaram uma das maiores riquezas naquela época, justo quando me senti um cão sem dono. Conhecer bem aqueles livros foi um passo enorme para a faculdade e depois para a academia de bombeiros.
Então quando um professor reclama de que um certo aluno o ofende por não gostar de uma determinada matéria eu entendo perfeitamente o que ele quer dizer.
Mas, não podemos perder de vista que na maioria das vezes o motivo deste ódio é justo a relação que temos com os nossos alunos.
O que pode ser resumido da seguinte forma:
Pense em uma matéria que você odeia...
Pense muito bem...
Não me diga o nome de quem fez você odiar a matéria, e perceba que certamente era um professor!
Digo isto por que algo muito estranho acontece entre os 5 e os 15 anos de uma pessoa: os porquês são substituídos por não to nem aí; e a vontade de aprender por um ódio profundo e inimaginável justo por... Física!
Enquanto isto as pessoas vão tentando explicar o mundo com superstições, horóscopo, numerologia e testes de revistas...
Então se você é professor tá na hora de pelo menos não fazer que seu aluno morra de pavor, seja de você ou da sua matéria.
Por outro lado, se você é aluno entenda aquele doido ali na frente que é capaz de dizer que ama um assunto que você sequer é capaz de entender. Pode ser que em algum momento tudo que fosse valioso para esta pessoa coubesse em uma velha mochila do Exército Brasileiro. 

Um comentário:

  1. Não gosto.Há duas pessoas aqui em casa que gostam de física e uma dela aprendeu a gostar por sua causa.

    ResponderExcluir